Aplicar assinaturas digitais
Obter um certificado
Pode obter um certificado através de uma autoridade de certificação. Independentemente do tipo de entidade, governamental ou privada, o normal é que este serviço seja pago, por exemplo, quando as entidades certificam a sua identidade. Poucas autoridades emitem certificados sem custos. No entanto, o projeto de código livre CAcert, emite certificados livres de quaisquer ónus, pois é baseado num modelo de rede de confiança, cuja popularidade cresce diariamente.
Gerir os certificados
Se estiver utilizando Linux, macOS ou solaris, instale uma versão recente do Mozilla Thunderbird ou Mozilla Firefox. O LibreOffice vai aceder aos certificados armazenados nestas aplicações.
Se tiver vários perfis de utilizador no Thunderbird ou no Firefox, e deseja utilizar os certificados de um determinado perfil, selecione o perfil em Ferramentas - Opções - Segurança - Caminhos dos certificados. Como alternativa, estabeleça a variável de ambiente MOZILLA_CERTIFICATE_FOLDER para indicar a pasta contendo o perfil.
-
Abra as preferências do seu navegador web, selecione a secção Avançado, clique no separador Certificados e escolha a opção Ver certificados. Aparecerá a caixa de diálogo Gestor de certificados.
-
Importe o novo certificado raiz e, em seguida, selecione e edite o certificado. Ative o certificado raiz para que seja fiável, pelo menos, para o acesso à Web e ao correio eletrónico. Esta ação assegura que o certificado pode assinar os documentos. Pode editar qualquer certificado intermédio da mesma forma, mas não esta ação não é obrigatória para documentos assinados.
-
Após ter editado os novos certificados, reinicie o LibreOffice.
Em sistemas Windows, o LibreOffice irá aceder ao armazenamento de certificados do sistema.
A sua chave privada de assinatura digital geralmente será gerada e armazenada com segurança pelo Windows como parte do processo de criação da assinatura. Uma vez que a autoridade emissora do certificado esteja convencida de que o seu computador produziu a chave privada e você atendeu a todos os outros requisitos de identificação, a chave pública correspondente é assinada pela Autoridade de Certificação. Para chaves pessoais obtidas na Internet, a chave privada é gerada pelo seu navegador, e não é partilhada com a Autoridade de Certificação.
Se uma chave privada é recebida por outros meios, ou se você a transferir de outro computador, pode instalá-la no seu PC Windows clicando duas vezes no certificado da chave privada e fornecendo qualquer senha necessária. Esta chave privada pode ser conhecida por outras pessoas (como uma administração de segurança governamental ou organizacional), dependendo de como fora emitida para si.
As chaves públicas de outras pessoas usadas para verificar assinaturas digitais de documentos ou criptografar documentos apenas para os seus olhos são geralmente armazenadas no seu sistema com aplicações de gestão de certificados digitais. Em alguns casos, será preciso gerir esses certificados de chave pública.
A gestão geral de chaves públicas e privadas no seu PC irá variar dependendo da versão do Windows em que estiver a trabalhar. Para mais informações, use o tópico "Ajuda e Suporte" da sua versão do Windows, e pesquise por "assinatura digital".
Assinar um documento
-
Escolha Ficheiro - Assinaturas digitais - Assinaturas digitais.
-
Uma caixa de mensagem aconselha-o para guardar o documento. Clique em Sim para guardar o ficheiro.
-
Após guardar, é exibida a caixa de diálogoAssinaturas digitais. Clique em Adicionar para adicionar uma chave pública ao documento.
-
Na caixa de diálogo Selecionar certificado, selecione o certificado e clique Aceitar.
-
Será novamente exibida a caixa de diálogo Assinaturas digitais, na qual pode adicionar mais certificados. Clique em Aceitar para adicionar a chave pública ao ficheiro guardado.
Um documento assinado mostra um ícone na barra de estado. Pode ver o certificado clicando duas vezes no ícone da barra de estado.
O resultado da validação da assinatura é apresentado no barra de estado e dentro da caixa de diálogo Assinatura digital. Podem existir várias assinaturas de documentos e macros no interior de um documento ODF. Se existir um problema com uma assinatura, o resultado da validação de uma assinatura é assumido para todas as assinaturas. Ou seja, se existirem dez assinaturas válidas e uma assinatura inválida, nesse caso a barra de estado e o campo de estado da caixa de diálogo assinalarão a assinatura como inválida.
Assinar as macros dentro de um documento.
Por norma, as macros fazem parte de um documento. Se assinar um documento, as macros dentro do documento são assinadas automaticamente. Se pretende assinar apenas as macros, e não o documento, proceda como indicado em seguida:
-
Escolha Ferramentas - Macros - Assinatura digital.
-
Aplique a assinatura conforme descrito acima para documentos.
Ao abrir o Basic IDE que contém macros assinadas, é apresentado um ícone na barra de estado.
Pode visualizar o certificado clicando duas vezes no ícone na barra de estado.